segunda-feira, 7 de junho de 2010

UMA NOVA DESCOBERTA



ILHA DO GUAJIRU - Localizada na pequena Itarema, a Ilha do Guajiru é um paraíso para ecoturistas e amantes de esportes aquáticos.

Bem próximo do centro de Itarema, em direção ao mar, a visão é mágica. De cada lado da estrada de barro batido, terras baixas, mangue e um imenso lagamar. Ao fundo, um paredão de coqueiros e palmeiras em moldura verdejante. A estrada parece correr para um tesouro. O visitante está chegando à Ilha do Guajiru. Tudo bem! O lugar é, na verdade, uma península com ecossistema quase virgem, mas ninguém vai querer abrir mão dessa fortuna natural.

O cenário parece pequeno, mas logo seduz pela beleza e tranquilidade. A sensação de paz invade corpo e alma. Os sons da natureza dominam o ambiente. À frente, uma longa faixa praiana, a Barra, onde coqueiros se espalham em linha reta paralela ao horizonte; um lago cristalino no meio e mais uma faixa de areia que finda ao encontro com o Atlântico. Mas, ilhas conservam mistérios de todas as ordens que Deus desenhou. Em Guajiru, cabe ao visitante desvendá-los como um verdadeiro Robinson Crusoé ou melhor ainda: viajar nesses enigmas impenetráveis à razão.

Muitos amantes de esportes aquáticos que ali chegam a cada período de folga prolongada buscam entender: como não descobriram este paraíso antes? O cenário é festivo para os praticantes de kitesurf e windsurf, sejam profissionais ou amadores. Com ventos regulares durante oito meses ao ano e o extenso lago entre a península e o continente à disposição, os esportistas se sentem na terra sonhada. O tesouro foi encontrado. Eis o eldorado das águas e ventos.

Na verdade, permanecer na Ilha do Guajiru é correr o risco de tornar-se atraído por esportes aquáticos, fascinantes no destino. Há recantos guardados para todas as modalidades. O grande lago é o "point". Com quatro quilômetros de extensão por 500 metros de largura, se oferece para atividades diversas dentro e fora d´água. Kitesurfistas e windsurfistas se esbaldam em manobras radicais pela área, festejando o tempo livre para bem-viver. Os estrangeiros apelidaram o lago de Flat Water Sea (flat água do mar).

O lago também tem espaços generosos para adeptos de kiteboarding (skates adaptados para areia), canoagem, pescaria, natação e passeios de canoa. Ciclismo, passeios a cavalo e de quadriciclo são opções nas margens do manancial. Em caminhadas ou em canoas se chega a outros pontos da ilha propícios à natação e mais esportes na água, como a Praia das Dunas, o encontro entre rio, dunas, mangue e mar e a praia de Guajiru, a maior da ilha, com areia branca de dunas. No lagamar ou no oceano é hora de apreciar pescadores locais no trabalho incansável e diário de captura de peixes, caranguejos, lagostas e muito mais.

Ecoturismo

Passeios e caminhadas pelas dunas, lagamar e mangue fazem a alegria dos ecoturistas na Ilha do Guajiru ao propiciarem o contato mais intenso com a natureza preservada, onde há centenas de pássaros que disputam o canto mais belo. Num e noutro cenário, o visitante tem "encontros" com os amigáveis lagartos que povoam a península e com diversas espécies de borboletas, que dão mais colorido ao lugar.

Também vai ser fácil conferir a abundância da frutinha vermelha Guajiru e entender porque o lugar não poderia ter ganho outro nome. Partindo para o interior da península, a imagem é da vida sem pressa dos nativos, gente que preserva o meio ambiente e retira seu sustento dali, tamanha a abundância de alimentos nas árvores e no lagamar.

No destino, por muitos anos, existia apenas uma grande área de plantação de cocos, hoje a infraestrutura de receptivo chegou, preservando a beleza natural. Até porque, disso ecoturistas e esportistas das águas não abrem mão. A orla da península conta com pequenas pousadas e bem estruturadas kiteschools (escolas de kite e windsurf).

A praia da Barra é onde se concentram as principais atividades e instalações do lugar, como barracas, restaurantes e pousadas. Por sinal, há apenas 60 leitos disponíveis ali. É preciso adotar limites para manter o lugar quase intocado. Então, não espere encontrar por lá um complexo com restaurantes, resorts, comércio e vida noturna agitada. Natureza e esporte são os atrativos da região e nativos e frequentadores cativos nem pensam em mudar essa realidade, o visual tranquilo que exala paz em clima de bem-estar.

Festas acontecem na ilha, mas de forma responsável e ao ar livre, ao redor de fogueiras na areia das praias e à luz das estrelas e do luar como "rezam" os costumes das ilhas mundo afora. Já que Guajiru é território cearense, costumes são ainda mais levados a sério. Um pouquinho de agito, assim mesmo em pequenas doses, somente em Itarema ou na vizinha Acaraú, separadas por apenas sete quilômetros. As duas cidades também contam com pequeno, mas bem organizado e diversificado comércio.

Saiba mais

Onde ficar:

* Na Ilha do Guajiru
Pousada Lagoa Beach
(www.lagoabeach.com)
Pousada Portal da Barra
(www.pousadaportaldabarraitarema.com)
The Windvillage
(www.thewindvillage.com)
Pousada Pura Vida Club
( www.puravidaplanet.com)

* Em Itarema:
Hotel Paraíso do Sol - (88) 3667.1634

Onde comer:

* Na Ilha do Guajiru
Barraca do Toca
Pousada Portal da Barra
Sabores da Terra
Pousada Casa da Bruxa

* Em Itarema
Restaurante Oazzis (Itarema)

Informes turísticos:
www.ilha-do-guajiru.com
www.itarema.ce.gov.br

Materia do caderno turismo,
jornal diario do nordeste.

FERNANDO BRITO
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário